quinta-feira, 4 de setembro de 2014

3 Dicas de Estudos

Passo 1 - Organização – a palavra-chave
O primeiro passo para os aflitos pais de alunos é conhecer o calendário escolar.
A maioria das escolas de primeiro e segundo graus distribui, no início do semestre, o calendário escolar. Nesse calendário, aparecem os dias úteis de aulas, mês a mês, as datas de exercícios, provas e simulados, atividades extracurriculares, etc.
Conhecer esse calendário de cor (cole na porta da geladeira ou do armário) e se programar para essas atividades escolares são, sem dúvida, o primeiro passo.
Algumas escolas classificam as provas como P1, P2, P3 em que a P1 vale nota dois, a P2, nota quatro e a P3, nota quatro (o que dá dez no total). Não subestime a prova P1, por exemplo. Como o volume de matérias para essa prova específica ainda é pequeno, o ideal é tirar a nota máxima e acumular esses pontos logo de cara. Na altura da prova seguinte, é só retomar o que já foi estudado.
Dessa maneira, os temas e as matérias não ficam acumulados para serem todos estudados ao mesmo tempo, quando já se aponta para o final do semestre.

Passo 2 – Manter o foco
O segundo passo, nessa caminhada, é manter o foco. Se o aluno foi mal no início do semestre e precisa tirar notas altas para não ficar em recuperação, ou perder o ano, não vai adiantar muito os pais se desesperarem e querer que o filho estude todas as matérias ao mesmo tempo. Não tem caminho fácil não.
Nesse caso, o melhor a fazer é manter o foco e dividir o tempo de estudo pelas matérias que necessitam de melhores notas. Se o problema do aluno é matemática, física, português e inglês de nada vai adiantar querer que ele estude todas as matérias ao mesmo tempo. Comprovadamente, isso não funciona.
Um passo de cada vez: escolha as matérias a serem estudadas de acordo com o grau de necessidade\dificuldade em termos de notas finais. Se o caso mais grave é matemática, estabeleça em conjunto com o estudante, um calendário de estudos, de acordo com o tempo livre. Estudar matemática, uma hora por dia, durante seis dias na semana, é mais eficiente do que estudar dez horas antes da prova. Longas horas de estudo acabam tendo efeito contrário em muitos alunos – ele pode se entediar, ficar com sono ou perder o interesse.
Estabelecido o calendário de estudos, procure não alterá-lo e mantenha o foco.
Primeira semana – seis horas de estudo de matemática
Segunda Semana – seis horas de estudo de inglês.
Alterne matéria de exatas com as de humanas. Trace, se possível, uma meta para obter melhores resultados.

3 – Apoio emocional
Um ponto fundamental nessa caminhada é o apoio e suporte dos pais.  Um dos erros mais frequentes nesta seara é tentar barganhar com o filho para obter resultados: retirar o vide-game, o telefone celular, a televisão, a bola de futebol pode, em um primeiro momento, até resolver mas, em médio prazo, o tiro pode sair pela culatra.  Os filhos podem passar a exigir recompensas cada vez que tirar uma nota melhor na prova.
É fundamental sentar em família em um momento de pressão, ou em que o aluno vai mal nas provas, e discutir a importância dos estudos. Demonstrar que a educação é um valor em si e não um tema para barganhas é o melhor caminho.
Todo estudante precisa ter noção de que a educação é o maior bem que os pais podem deixar de herança. O caminho mais fácil, muitas vezes, é a chantagem financeira: “passe no vestibular e eu te dou um carro de presente”, ou, “tire nota dez na prova e eu compro aquele tênis de marca que você tanto quer”.  Esse é o pior caminho.  Uma vez estabelecido valores pecuniários para que o filho vá bem na escola, dificilmente haverá caminho de volta.
Por isso, deixe bem claro que educação não é negociável. Ela é o único caminho para ascensão social e profissional que existe.

Além disso, é muito importante também o apoio emocional dos pais. Sentar e conversar calmamente com o filho, entender o motivo das baixas notas, pegar o caderno de exercícios, ler em voz alta o texto pra ele, tudo isso ajuda muito mais do que um ataque de nervos, de pânico ou arrancar o telefone celular das mãos deles.

Siga os três passos e veja como os resultados aparecem

Nenhum comentário:

Postar um comentário